Sessões práticas 

Iniciação à programação com o Scratch Jr

Rui Gonçalo Espadeiro - CCTIC da Universidade de Évora

 

Há muito que se reclama que o conhecimento sobre a computação não deve ser  exclusivo dos cientistas desta área, devendo ser alargado ao maior número possível de cidadãos para os ajudar a compreender e a intervir nas, cada vez mais, complexas realidades sociais e económicas onde estão inseridos. Na educação, as atividades relacionadas com a computação e a iniciação à programação têm vindo a ser desenvolvidas desde os primeiros anos de escolaridade. É neste domínio que as linguagens de programação visuais ganham significado, sendo a porta de acesso das crianças ao mundo da programação e da resolução de problemas.

 

O Scratch Jr é um ambiente de programação visual destinado aos primeiro anos e permite aos alunos dar os primeiros passos nos conceitos computacionais, aliados à capacidade de resolução de problemas e à criatividade, através do desenvolvimento de pequenos projetos realizados de forma colaborativa.

 

Introdução à robótica com MBot

Ricardo Monginho - Bolseiro do Projeto PMA-CEA Gulbenkian XXI

 

Tendo por a experiência obtida através da participação no projeto de investigação "Promoção de Mudanças na Aprendizagem - Comunidades Escolares de Aprendizagem Gulbenkian XXI" (PMA-CEAG XXI), este workshop pretende dar aos participantes algumas pistas para utilização do robot MBot em contexto educativo. Os participantes terão ainda oportunidade de experimentar os referidos robots em ambiente competitivo em cenários construídos para o efeito, utilizados com os alunos do PMA-CEAG XXI nas Competições Finais de Robótica e Programação dos Clubes Gulbenkian XXI.

 

voltar ao programa